
Está em pleno curso o Anima Escola 2009, um programa de capacitação na linguagem da animação especialmente concebido para as escolas. Pelo 8º ano consecutivo, o projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e busca desenvolver nos alunos e professores sua própria expressão artística, construindo sua consciência crítica frente à massiva utilização desta linguagem pelos meios de comunicação. Além, é claro, de proporcionar aos envolvidos a experiência de criar seus próprios filmes animados!

Mais uma vez, o software MUAN é parceiro na empreitada, facilitando o processo e "revelando" com agilidade o resultado final dos trabalhos para os alunos. E mesmo depois de finalizado o projeto, o professor pode continuar trabalhando com seus alunos, criando e produzindo filmes de animação.

de capacitação dos professores da Rede Municipal do Rio
Apesar de não ser o objetivo final do Anima Escola, alguns dos filmes produzidos pelos alunos acabam ganhando visibilidade fora do programa. Foram os casos, por exemplo, do Pequeno Cordel do Sapo Voador, que ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival MostraMundo de Recife, em 2005, e do divertido (e talvez assustador) Baletéia e a Boneca Misteriosa, filme criado na oficina realizada no Núcleo de Artes Alencastro Guimarães (RJ), que ganhou menção honrosa no 13º Vitória Cine Vídeo, em 2006.
No comments:
Post a Comment